Prefeito Bruno Covas entrega primeiro empreendimento de habitação para população em situação de rua

A Prefeitura de São Paulo entrega  o primeiro empreendimento destinado à população em situação de rua, o Conjunto Habitacional Asdrúbal do Nascimento II/Edifício Mário de Andrade, localizado na região central da cidade. A iniciativa é inédita e dá sequência ao processo de trabalho iniciado em 2017, que propõe soluções que integrem as políticas de direitos humanos, assistência social e habitação.

“Aqui é o primeiro projeto de locação social para a população em situação de rua da cidade de São Paulo. São 34 unidades habitacionais onde 71 pessoas serão beneficiadas. Trata-se de uma ação alternativa, uma política pública intersecretarial que queremos replicar no município”, destacou o prefeito Bruno Covas.

A conclusão do empreendimento não se sobrepõe à política habitacional em curso, que prevê a entrega de 25 mil residências até o final de 2020 para famílias que aguardam atendimento habitacional, estão em áreas de risco ou inscritas nos programas de habitação. As unidades serão destinadas a pessoas e famílias que se encontram em estágios mais avançados de autonomia e, por não terem moradia, se mantêm na rede socioassistencial destinada à população em situação de rua. Pelas regras do programa, deverão pagar o aluguel social, que é calculado a partir da renda de cada família. Este valor fica entre 10% a 15% da renda familiar.

Após viver por dez anos em situação de rua, a senhora Leda Aparecida de 73 anos, conta como este empreendimento vai mudar a sua vida: “Estou parecendo uma criança de 18 anos novamente, antes eu ficava na rua, todo mundo passava e me agredia com palavras e até mesmo fisicamente. Era um horror, fiquei na rua por 10 anos até que as pessoas da Assistência Social da Prefeitura foram me ajudando, aí graças à Deus vim parar em um bom lugar, sou muito abençoada porque agora tenho um teto.”

O imóvel, com 34 apartamentos, foi adquirido e totalmente reformado com recursos do Fundo Municipal de Habitação (FMH)e do Governo Federal. A iniciativa se deu por meio do Programa de Locação Social, coordenado pela Secretaria Municipal de Habitação e operado pela Cohab-SP.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*