Prefeito Bruno Covas cria Grupo Gestor Intersetorial de Políticas Públicas para o Envelhecimento

O prefeito  Covas e a secretária municipal de direitos humanos e cidadania, Berenice Giannella, participaram do seminário “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”. O evento faz parte da agenda da Coordenação de Políticas para a Pessoa Idosa.

“O número de idosos em nosso país é crescente e a obrigação do poder público é dar qualidade de vida e dignidade a todos com um olhar que seja amplo e que não vá apenas na atenção de uma ou duas secretarias. A população é uma só e o governo também é um só. Precisamos unir diversas secretarias para oferecer uma política completa para valorizar e dar dignidade para as pessoas”, afirmou o prefeito Bruno Covas.

São Paulo tem uma população estimada de mais de 1,3 milhão de pessoas com idade acima de 60 anos. Todos os fatores e efeitos decorrentes do envelhecimento da população trazem novos desafios para as políticas públicas do município. Para atender essa demanda está sendo elaborado o Plano Municipal Intersetorial de Políticas Públicas para o Envelhecimento.

“O Brasil já alcançou a expectativa de vida de 76 anos e temos a perspectiva de ao longo dos próximos anos de chegar a um número muito maior de pessoas acima de 60 anos. Por isso é muito importante a nossa cidade de São Paulo, que é sempre pioneira nas políticas públicas, enfrente esse desafio de promover o envelhecimento ativo e é muito importante a criação desse Conselho Gestor que congrega 15 secretarias municipais que irão atuar em conjunto pra terminar o Plano Municipal dos Direitos da Pessoa idosa”, acrescentou a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Giannella.

O seminário contou com uma palestra relacionada ao tema da V Conferência Municipal da Pessoa Idosa, com palestra ministrada por Maria Cecília Minayo, socióloga, mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutora em Saúde Pública pela Fundação Osvaldo Cruz.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*