Praia Grande reduz em 38% número de acidentes de trânsito em 2018

A Prefeitura de Praia Grande tem conseguido reduzir ao longo dos últimos anos a quantidade de acidentes em vias municipais. A diminuição é resultado de diversas ações integradas de educação de trânsito, engenharia viária e fiscalização desenvolvidas pela Cidade. Para se ter uma ideia, de janeiro a dezembro de 2018 foram aproximadamente 38% de redução, passando de 1.813 casos em 2017 para 1.111 no ano passado. Os dados foram levantados pela Secretaria de Trânsito (Setran), com base em ocorrências registradas no 45º BPM/I 1ª Cia e Infosiga-SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo).

Além da redução dos acidentes em vias municipais em geral, casos específicos também apresentaram queda, como atropelamentos (de 68 para 52 casos), acidentes com ciclistas (de 139 para 67) e com motociclistas (de 566 para 403). Dentre as vias com maior número de redução está a Avenida Presidente Costa e Silva, Bairro Boqueirão, com 55,6% de queda e a Avenida Dr Roberto de Almeida Vinhas, com 44,6% a menos.
Os números ficam ainda mais expressivos quando comparados ao número da frota de veículos emplacados na Cidade, que passou de 135.991 para 142.174, entre 2017 e 2018. E a quantidade do número de acidentes vem em queda na Cidade desde 2015; quando na época foram registrados 2.181 casos.

O secretário de Trânsito de Praia Grande, Marcelo Afonso Prado, destacou que, ainda que os números de Praia Grande sejam positivos, os trabalhos continuam, especialmente para reduzir o número de vítimas fatais. Em 2018, 11 pessoas morreram durante as ocorrências, mas 26 também faleceram depois em estabelecimentos de saúde, totalizando 37 casos. “Estatisticamente no mundo todo, 75% dos acidentes são causados por falha humana. Ou seja, podemos dizer que na grande maioria dos casos a imprudência do condutor é determinante para que estes acidentes ocorram. Por isso, além dos investimentos constantes em campanhas e ações de educação e orientação de trânsito, em breve as lombadas eletrônicas e o radar estarão funcionando também, o que deve contribuir para a preservação da vida dos condutores e pedestres”.

A Setran busca constantemente entender questões básicas sobre cada acidente, para poder promover ações cada vez mais eficientes. Levantamento do número de ocorrências e características físicas dos locais estão entre os itens verificados pelo setor. “Um dos princípios utilizados pela Prefeitura ao definir ações de melhoria viária é o de Pareto, estudo que aponta que 80% das consequências advêm de 20% das causas. Identificando os principais pontos das ocorrências, conseguimos solucionar grande parte dos problemas e, no caso do trânsito, salvar vidas ao evitar que acidentes ocorram”, explicou Prado.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*