Obras da UPA Zona Leste estão 75% executadas

Líderes comunitários dos bairros do Estuário, Macuco, Embaré, Aparecida e Ponta da Praia visitaram a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Leste (Praça Visconde de Ouro Preto s/nº). Cerca de 75% dos serviços estão concluídos, com o prédio principal entrando na fase de acabamento. Até a nova unidade começar a funcionar, o atendimento aos pacientes está acontecendo, provisoriamente, à Avenida Afonso Pena, 386.

O novo imóvel deve ser entregue no início de 2020, compromisso que foi reafirmado pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa ao concluir a visita técnica ao lado dos moradores; do secretário de Saúde, Fábio Ferraz, e dos profissionais da Secretaria de Infraestrutura e Edificações, responsáveis pelo projeto e andamento da obra a cargo da Construtora Lemam.

“Recebi vários pedidos de informação sobre a UPA e aqui observamos a evolução dos trabalhos. A unidade será grande, terá quase o triplo da área da antiga, passando de 800m² para mais de 3 mil m², além de disponibilização de mais serviços em saúde. O pessoal está trabalhando e hoje temos aqui mais de 30 pessoas atuando em várias frentes no prédio principal e nos dois anexos”, explicou o prefeito.

ADIANTADO

O prédio principal é o que está mais adiantado, com o revestimento externo concluído. A impermeabilização da laje cobertura, instalação das infraestruturas elétrica e hidráulica, e aplicação do revestimento interno estão em fase de finalização. Está previsto também o início da colocação de caixilhos para janelas e portas.

Segundo o arquiteto e chefe do Departamento de Obras Públicas, da Secretaria de Infraestrutura e Edificações, Ronald Couto, oanexo 1, de apoio aos funcionários, com térreo e um pavimento superior, também entrará na fase de acabamento nesta semana. “O prédio está erguido e com a cobertura impermeabilizada. Já o anexo 2, onde funcionará o pronto atendimento, está na finalização da concretagem da cobertura para depois receber os trabalhos de alvenaria, de elétrica e hidráulica e, por último, o acabamento”.

Impressões

Para o padre Lucas Alves da Silva, da paróquia Nossa Senhora Aparecida, a expectativa é positiva, principalmente no que diz respeito ao atendimento humanizado. “Gostei do que vi e ouvi. A estrutura está ótima e eu aposto que será um local com atendimento bastante acolhedor”.

Também confiante está a presidente da Sociedade de Melhoramentos do Macuco, Rosana Salzedas, que já havia participado de outra visita à obra. “Os serviços adiantaram bastante. Essa UPA será muito importante porque atenderá a vários bairros. Senti firmeza nessa obra e a comunidade do bairro está muito confiante”.

A presidente da Associação das Casas Populares do Estuário, Rosana Santos, se surpreendeu com o tamanho da nova UPA. “A estrutura é como de um hospital, não deixou nada a desejar. Eu adorei; é tudo o que precisamos para o nosso bairro; e será de grande avanço mesmo”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*