Dia Internacional do Gamer escola oferece curso gratuito de criação de games para crianças e adolescentes

Na próxima quinta-feira é comemorado o Dia Internacional do Gamer, voltado as fãs de jogos eletrônicos de todos os tipos. Para marcar a ata, a codeBuddy Santos (escola de tecnologia que ensina de forma personalizada e divertida ensina programação, criação de games e robótica para crianças e adolescentes) irá promover o “Dia + Que Gamer”, com diversas ações na unidade, como curso gratuito de designer de games para crianças e adolescentes e bate-papo com pais sobre como manter a relação saudável dos filhos com os games e usando-os para desenvolver habilidades importantes para a vida. Para participar das atividades é necessário agendar pelo WhatsApp (13) 99197-9491, ou pelo telefone (13) 3327-1321 ou no e-mail secretaria.gonzaga@codebuddy.com.br. A codeBuddy Santos fica na Rua Goiás, 160, no bairro do Gonzaga.

Designer de Games

Em vários horários a codeBuddy realizará um curso gratuito de Designer de Games para crianças e adolescentes. A atividade dura 1H30 e as crianças desenvolverão os jogos que imaginarem no Roblox Studio e no Game Maker, que são as principais plataformas do mercado de design de games. São nelas que os grandes jogos eletrônicos que a garotada ama são criados. As aulas acontecerão durante todo o dia.

“A intenção é aproveitar o Dia do Gamer para mostrar aos alunos que jogar é legal, todo mundo joga. Mas o grande jogo, o desafio é criar jogos atraentes para todos. Fazer seu próprio jogo eletrônico com suas regras. Por isso criamos o ‘Dia + que Gamer’ para mostrar a todos a importância de entender como são criados os games e de que maneira essa habilidade será útil no futuro”, detalha a Diretora Pedagógica da codeBuddy Santos, Sandra Cuenca Miller.

O Diretor de Relacionamento da codeBuddy Santos, Matheus Miller, explica do porque oferecer cursos gratuitos de Desiner de Games para os alunos. “As plataformas de criação de games encantam e são simples. Nesse nosso curso de 1H30 a garotada constrói seu próprio jogo e entende a lógica e a matemática por trás dos games. É uma atividade que marcará a vida das crianças que participarem”.

Mercado dos Games

O mercado dos Games está em alta no mundo, em especial no Brasil. Somos a terceira maior população de gamers do mundo, com 60 milhões de jogadores de eletrônicos. Pesquisa do NPD Group aponta que 82% da população brasileira entre 13 e 59 anos joga algum game, nas mais diversas plataformas. Em média, utilizam 2,6 dispositivos por pessoa, jogando em média 19 horas por semana.

Outra pesquisa, intitulada Game Brasil (realizada pelo Sioux Group, Go Gamers, Blend News Research e ESPM) aponta que 66,3% dos brasileiros são gamers.  Entre as principais plataformas de jogo, estão smartphone (83%), videogame (48,5%) e notebook (42,6%). Além disso, praticidade (29,2%), ter sempre em mãos (28,1%), possibilidade de jogar em qualquer lugar (27,8%), acessibilidade (21,0%) e qualidade de imagem (17,6%) são itens buscados pelos consumidores em plataformas de jogos digitais. A pesquisa ainda expõe que 41,3% dos pais discordam  totalmente ou parcialmente  que os jogos digitais levam ao comportamento

agressivo. Entre os pais gamers, 41,6% concordam — totalmente ou parcialmente  que os jogos podem atrapalhar a aprendizagem de seus filhos.

Santos também se destaca nesse mercado. A Prefeitura tem o Selo de Cidade Criativa e desenvolve essa questão muito bem no âmbito municipal, promovendo empreendedorismo e tecnologia, seja na Secretaria de Governo, de Educação ou mesmo no Parque Tecnológico.

Prova disso, é o sucesso da Mukutu Games, uma spin-off da empresa MKT Virtual. A Mukutu já desenvolveu games famosos como o “Fruits´n Tails”, finalista de vários prêmios e escolhido o Melhor Aplicativo no Prêmio Brasil Digital – Brio em 2013. Além disso, já desenvolveu branded gaming (games de propaganda) pra marca de baralhos Copag.

Pesquisa da Amazon em 2019, aponta que Santos é a quarta cidade mais geek do país. E a cultura geek abrange também os games. Portanto, temos um mercado de games, nacional e local a desenvolver com disponibilidade de vagas de trabalho e de consumo.

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*