Mourão participa de início da ampliação do Emissário Submarino do Canto do Forte

Dois rebocadores, quatro barcos de apoio, dezenas de profissionais, além de duas equipes de mergulhadores profissionais fizeram parte da megaoperação de dois dias para o prolongamento do emissário submarino do Bairro Canto do Forte, em Praia Grande. Na manhã desta quarta-feira (10), o afundamento dos 650 metros de tubulação finalizou uma das etapas mais difíceis do processo.

Com o prolongamento, o Emissário do Canto do Forte, que já possuía 3,3 quilômetros, passa a ter cerca de 4 quilômetros de extensão. A obra faz parte de uma nova etapa do Programa Onda Limpa em Praia Grande, realizado pela Sabesp e que conta com investimentos de R$ 402 milhões na Cidade.

Além do prolongamento dos emissários, as obras em Praia Grande contemplam ainda as construções de Estações de Precondicionamento (EPCs), de 6,5 km de Emissários Terrestres, com 1.200 mm de diâmetro, que encaminharão os esgotos para as EPCs e, após tratamento, os conduzirão aos emissários submarinos.

Os números demonstram a evolução com o prolongamento do emissário e as obras terrestres: uma das estações de precondicionamento (EPCs), localizada no Bairro Canto do Forte, terá capacidade ampliada de 465 para 1.380 litros por segundo.

“A extensão do emissário do Canto do Forte e também do Tupi, a próxima etapa, somado ao mesmo equipamento que fica no Solemar, demonstram a preocupação da Prefeitura e da Sabesp em ações que impactam na melhora da qualidade de vida das pessoas. Destaco ainda a questão da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente. Existe um sentimento de que estamos avançando em todos os sentidos”, analisou o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão.

O chefe do Executivo praia-grandense acompanhou de perto, ao lado de diretores da Sabesp, o processo meticuloso e técnico de afundamento da tubulação e aproveitou a oportunidade para traçar um paralelo com as decisões e obras desenvolvidas no início da década de 90.

“O prolongamento dos emissários que está em andamento é fruto de um planejamento e do cumprimento de metas estipuladas pela Administração Municipal há mais de 20 anos. Quando construímos o emissário do Canto do Forte, muitos foram contra. Hoje podemos ver o quanto ele é fundamental para a balneabilidade das praias. Outras obras terrestres estão em andamento e fazem parte desse pacote. Até 2025, o Município terá 100% de coleta de esgoto, índice de destaque”, analisou Mourão.

Após cerca quarenta minutos, a tubulação começou a submergir. Depois foram mais duas horas até os tubos chegarem a uma profundidade de 14 metros. Todas as etapas foram cumpridas dentro do que estava programado pelos técnicos da Sabesp. Em até quinze dias ocorrerá a junção com a parte antiga. “Já estamos planejando o transporte do prolongamento do Emissário do Bairro Tupi. Dentro da programação, deverá ser efetuado no mês de julho”, adiantou o supervisor de obras da Baixada Santista da Sabesp, José Luiz Lorenzi.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*