Logística e Transportes serão debatidos em reunião do Inova-RMBS no Guarujá

O desafio para o Desenvolvimento Econômico Regional sob a perspectiva do segmento Logístico e de Transportes é o tema do próximo encontro do Inova – Região Metropolitana da Baixada Santista. O evento ocorrerá no próximo dia 11, às 18 horas, no Teatro Procópio Ferreira, na Avenida Dom Pedro I, 350, Jardim Tejereba, no Guarujá.

O painel com especialistas terá a participação do diretor superintendente da Ecovias, Ronald Marangon; do diretor de Planejamento, Gestão e Finanças do DAESP (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), Ângelo Luiz Moreira Grossi; e do presidente da Santos Port Authority (SPA), Casemiro Tércio de Carvalho. Os pesquisadores e público em geral terão espaço para abordar questões pertinentes ao tema.

“O Movimento INOVA cumpre um papel fundamental na formulação de políticas visando o desenvolvimento econômico sustentável da Baixada Santista. Pela sua importância social, ambiental, cultural e econômica na região, o Porto de Santos vem se integrando a iniciativas dessa natureza, no melhor interesse da construção de uma boa relação porto-cidade”, afirma o presidente da Santos Port Authority (SPA), Casemiro Tércio Carvalho

Anfitrião do evento, o prefeito de Guarujá, Válter Suman destacou que a Baixada Santista tem diferentes vertentes econômicas. O administrador municipal explicou ainda que a vocação portuária segue como grande indutora desse processo, além do Turismo, que é um tema afeto a todas as nove cidades, mas que existem outras potencialidades que precisam ser retomadas ou induzidas.

“São os casos do polo industrial de Cubatão, do Complexo Empresarial Andaraguá, do Aeródromo Civil Metropolitano de Guarujá e as próprias necessidades de expansão das áreas retroportuárias e da cadeia de petróleo e gás. Movimentos dinâmicos e multilaterais como o Inova são foros fundamentais para a discussão de temas desse calibre, para os quais a Região precisa dedicar especial atenção no sentido de promover articulações unificadas e uniformes. Só com planejamento e sincronismo vamos conseguir resultados significativos e à altura da relevância econômica que a Baixada Santista tem no âmbito da economia paulista, a maior do País”, disse Suman.

CEO do Complexo Empresarial Andaraguá, André Ursini, reforçou a importância da participação no evento da classe empresarial e dos setores de logística em geral como o portuário, aeroportuário, rodoviário, marítimo e ferroviário. “É a oportunidade de apontar as demandas, carências e deficiências que este segmento sofre na região para serem incluídos no relatório de pesquisa realizado pelo setor universitário que resultará no diagnóstico regional. Desta forma, será possível, com o apoio do empresariado da região metropolitana, que a Baixada santista possa junto aos governos do Estado e Federal apresentar um plano de desenvolvimento para os próximos anos”.

Inova RMBS – Lançado oficialmente no dia 20 de agosto de 2019, o Inova Região Metropolitana da Baixada Santista foi concebido da união de representantes de diversos segmentos incomodados com a estagnação e retração do desenvolvimento econômico regional.

Movimento suprapartidário, o Inova RMBS está calcado em cinco pilares que serão trabalhados de forma conjunta em busca da mudança do cenário Baixada Santista. São eles: o setor de ensino superior e técnico, sindicatos patronais e dos trabalhadores, empresários, sociedade civil organizada e a classe política. Na primeira etapa o setor acadêmico desenvolve ampla pesquisa, com identificação sistêmica, mapeamento e análise do ambiente metropolitano e dos setores intervenientes para o desenvolvimento regional.

As inscrições para o encontro no Guarujá devem ser realizadas através do Whatsapp, no telefone 55 13 9917609879.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*