ÍNDICES SOBRE A OPERAÇÃO VERÃO PERMANENTE SÃO ENVIADOS AO DEPUTADO ESTADUAL PAULO CORRÊA JR

Em março deste ano, ao ser empossado para seu segundo mandato como deputado estadual, Paulo Corrêa Jr (Patriota) apresentou um requerimento de informação questionando a secretaria de segurança pública sobre dados e estatísticas da Operação Verão Permanente, lei nº16.759 de sua autoria.

Após quase três meses de espera, o documento foi respondido pelos responsáveis da pasta. “Muitas dúvidas minhas foram esclarecidas, acredito que conseguimos abrir um diálogo importante com a secretaria de segurança pública do Estado. Vou continuar atento, cobrando e fiscalizando.”, pontuou Corrêa Jr.

Organização da Operação

Uma das dúvidas do parlamentar era como acontecia à organização dos segmentos da polícia na Operação Verão Permanente. Segundo foi respondido, a partir da publicação da lei foram acrescidas 600 vagas da Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial-Militar (DEJEM) ao comando de Policiamento do Interior-6 (CPI-6).

Além de 120 vagas ao 1º Batalhão de Policiamento de Choque (1ºBPChq) e ao 1º Batalhão de Policiamento Rodoviário (1º BPRv), com o objetivo de dar apoio a todos os municípios da região.

O Choque realiza operações programadas de intensificação e saturação de policiamento. Já a polícia rodoviária faz o mesmo só que nas estradas da região e nos acessos aos municípios do Litoral Sul, com o intuito de diminuir os indicadores criminais.

O Comando de Policiamento Ambiental realiza operações de fiscalização de crimes e infrações ambientais, além de intensificação do policiamento ostensivo na região. E o Comando de Policiamento de Trânsito tem como função realizar as operações de direção segura e cavalo de aço, tendo como foco principal a abordagem de motocicletas.

Número de Policiais

Outro ponto questionado por Corrêa Jr foi a quantidade de policiais que são enviados à Baixada Santista nos finais de semana e feriados desde que a lei entrou em vigor. A secretaria estadual confirmou que 30 viaturas e 70 policiais militares são destinados para o cumprimento da missão.

Também foi perguntado o efetivo existente em cada uma das cidades. Hoje atuam 75 policiais em Bertioga, 113 em Cubatão, 390 no Guarujá, 183 em Itanhaém, 61 em Mongaguá, 71 em Peruíbe, 331 em Praia Grande, 359 em São Vicente e Santos, que tem o maior efetivo, contando com 1094 agentes.

Índices Criminais

Um dos pontos que mais preocupava o deputado estadual eram os índices criminais, que ainda não haviam sido divulgados, após a promulgação da norma. A secretaria de segurança pública disponibilizou uma planilha feita pela Coordenadoria de Análise e Planejamento, que consolida os dados de toda a região, elencado na lei da Operação Verão Permanente.

Comparando o período de Julho à Dezembro de 2017 e Julho à Dezembro de 2018, o índice de roubos teve uma diferença de 1.741 casos. Foram 8.453 no primeiro período e 6.712 no segundo.

Uma das situações de maior reclamação por parte dos cidadãos é o roubo de veículos, felizmente também houve baixa nesses números. No mesmo período citado acima, foram 1.175 casos em 2017 e 968 em 2018, totalizando uma diferença de 207.

“Os índices, de maneira geral, são bons e mostram que a Operação Verão Permanente faz diferença para a segurança da Baixada Santista. Alguns indicadores como o estupro de vulnerável me preocuparam bastante, pretendo me aprofundar nesse assunto e fazer mais questionamento. Mas estou satisfeito com os números que foram apresentados de forma clara e explicativa”, concluiu o parlamentar.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*