Guarujá, 85 anos de emancipação: construindo um novo futuro

“O desafio da Ilha de Santo Amaro é garantir qualidade de vida, moradia digna, emprego, educação e saúde para todos, sem que as diferentes realidades econômicas que convivem na cidade se choquem. É preciso cuidar da sua gente sofrida, evitar que a violência afaste o turista que pode gerar desenvolvimento para a cidade e crescer sem aumentar as diferenças sociais.” É desta forma que venho há anos apresentando o olhar que a gestão pública deve ter para a nossa cidade. Afinal, foram anos de abandono que hoje estão, passo a passo, sendo recuperados.

Temos uma população de mais de 300 mil habitantes, em 143,58 Km2, sendo que estatisticamente somos uma das cidades com mais jovens de 0 a 15 anos da Baixada Santista e da média do Estado, segundo a Pesquisa Retratos de São Paulo, da Fundação Seade. E é para estes jovens que precisamos construir um futuro digno, enquanto alicerçamos o presente de nossa população melhorando e investindo mais nas áreas da saúde, educação, infraestrutura, segurança e moradia dignas, criando políticas públicas municipais que desenharão a Guarujá que merecemos com mais desenvolvimento e empregos.

Temos belezas naturais, patrimônios históricos, rede hoteleira e gastronômica de primeiríssima qualidade, mas ainda sofremos com a falta de segurança, inclusive nas estradas e das ligações secas ou melhoria das travessias litorâneas, afastando os turistas que são importantes para o desenvolvimento da nossa vocação natural. Portanto, a cidade precisa de um plano de crescimento que integre a qualificação da massa trabalhadora para atender aos serviços que possui e o futuro Aeródromo Civil de Guarujá. Somos a única cidade do estado que possui todos os modais de transporte (porto, ferrovia, rodovias e aeroporto). E isso já mostra a importância de termos um arrojado Plano de Mobilidade e de cobrarmos dos governos federal e estadual a corresponsabilidade com a necessidade de melhorar nossa infraestrutura viária.

Neste aniversário da cidade, a Câmara Municipal, num esforço conjunto de todos os seus vereadores, coordenados sob a nova gestão da Mesa Diretora, já economizou R$ 10 milhões, nos últimos dois anos, que foram revertidos aos cofres da Prefeitura, sendo utilizados para mais benefícios à população.

Além disso, seguindo os princípios da Lei da Transparência, a Câmara Municipal de Guarujá está hoje entre as primeiras do Estado e é a primeira da região neste quesito, segundo o Ministério Público, passou da nota de 6,1 para 9,2 pontos. Criamos a Escola do Legislativo, com diversos cursos gratuitos para a comunidade, e a Controladoria Interna, que evita falhas e contribui para a fiscalização dos contratos da Câmara. Além disso, diversos planos do município foram discutidos e aprovados na Câmara Municipal, por onde passa todas as importantes discussões que afetam à vida de todos, como o Plano de Mobilidade Urbana, de Saneamento Básico, de Turismo e Cultura. Estes são alguns exemplos de como uma gestão eficiente pode contribuir para a melhoria de vida de milhares de pessoas. Por isso, temos trabalhado por esta união por Guarujá, que faz com que a cidade e sua gente estejam em primeiro lugar.

Parabéns a toda população de Guarujá!

 

Vereador Edilson Dias
Presidente da Câmara de Guarujá

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*