ESTADO DE SÃO PAULO É O ÚNICO A COMEMORAR O DIA DA HISPANIDADE

O dia 12 de outubro é especial para a colônia espanhola. Além de ser relembrado o descobrimento da América por Cristóvão Colombo, é o dia de enaltecer o orgulho espanhol. Desde 2016, o Estado de São Paulo é o único do país a ter instituído o Dia do Reino da Espanha.

O objetivo é comemorar a junção dos continentes e disseminação da colônia espanhola. O Brasil é o único país na América do Sul que não fala o espanhol, mas é o segundo com maior colônia de imigrantes espanhóis no mundo, quase 75 mil. Pelo mundo, no total, já são mais de dois milhões e cem mil.

Em busca de resgatar suas raízes espanholas, o deputado estadual Paulo Corrêa Jr foi o autor da propositura sancionada há três anos e fala com muito orgulho da comunidade.

“Imagina se Colombo nunca tivesse chegado à América? Como seriam os dias de hoje? O dia da Hispanidade precisa ser comemorado. É uma maneira de sermos gratos a esse povo que tanto trabalhou e ajudou a formar o que somos hoje.”, disse o parlamentar.

As comemorações acontecem nesta sexta-feira (11). As festividades começam com o hasteamento das bandeiras e execução dos hinos nacionais do Brasil e da Espanha, às 17h30, no Monumento do V Centenário do Descobrimento da América, na praia do José Menino. No local também haverá a apresentação do grupo das danças típicas espanholas “Caminos de España”.

Na sequência, às 19h30, ocorrerá a sessão solene da Câmara Municipal de Santos em homenagem a data, com a entrega dos troféus Dom Quixote, no Centro Espanhol, localizado na Avenida Ana Costa, nº 286, no bairro Campo Grande.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*