Escola de Surf Adaptado será inaugurada dia 2 janeiro em Santos

Portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida podem começar 2020, literalmente, surfando uma boa onda. Na próxima quinta-feira, 2 de janeiro, às 11 horas, a Prefeitura de Santos inaugura a primeira Escola de Surf Adaptado do país, no Posto 3, na praia do Gonzaga. A pioneira iniciativa foi viabilizada graças à parceria da administração municipal com a Blue Med Saúde que, por intermédio da Associação Alvorecer, vai garantir a contratação dos profissionais (seis professores, um coordenador e um terapeuta) e o fornecimento de equipamentos como pranchas e uniformes. O consagrado surfista Cisco Araña coordenará as atividades.

Antes da construção da unidade, as pessoas com deficiência eram atendidas de forma improvisada em um núcleo dentro da Escola de Surf Radical do Posto 2, no entanto, o espaço não dispunha de estrutura, acessibilidade e adaptação necessárias para a realização adequada das atividades.

Diante dos bons resultados conquistados e com o aumento da demanda pela modalidade esportiva, a Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, acolheu a proposta de construção de uma escola exclusiva para a pessoa com deficiência, a primeira escola pública do gênero no mundo.O novo equipamento vai triplicar o atendimento, passando de 80 para 240 alunos beneficiados.

A Escola de Surf Adaptado funcionará de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 18h. As inscrições para turmas de março estão abertas e podem ser feitas no local. As aulas acontecem de terça a sexta, em períodos de dez semanas por turma. Para a inscrição, o interessado (ou seu responsáveis legal) deve comprovar residência em Santos, apresentar atestado médico de capacidade para prática esportiva, documento de identidade, foto 3×4 e autorização, quando necessário.  Mais informações pelo telefone 3251-9838.

O diretor comercial e de marketing da Blue Med Saúde, Rogério Martins, destaca a preocupação da empresa em oferecer suporte às ações sociais, esportivas e de lazer na Baixada Santista. “Temos 94 anos de tradição na área da saúde, cuidando das pessoas. Temos muito respeito pelas políticas públicas que são desenvolvidas para apoiar quem mais precisa delas. Por isso, a Blue Med apoia projetos que garantem mais qualidade de vida e estimulam a inclusão social, como é o caso do surf adaptado.”

O Termo de Cooperação entre a Blue Med, Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Esportes (Semes) foi assinado dia 5 de dezembro. Tem vigência de um ano, mas pode ser prorrogado por sucessivos períodos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*