Em Cubatão: Inova-RMBS discute química, petroquímica e fertilizantes

Encontro será na segunda-feira, dia 18, e contará com especialistas das áreas

Alavancar o desenvolvimento econômico regional da Baixada Santista é o objetivo do Inova – RMBS que realiza reuniões temáticas em diversas cidades, com a participação de especialistas para o desenvolvimento de um diagnóstico apurado. Na próxima segunda- feira, dia 18, Cubatão receberá o Inova-RMBS que discutirá os “Desafios para o desenvolvimento econômico regional sob a perspectiva do segmento da química, petroquímica e fertilizantes”. O encontro ocorre as 18h30, no auditório do Bloco Cultural, José Edgard da Silva, na Praça dos Emancipadores, s/nº, Centro.

No painel com especialistas estarão o presidente do Sindicato dos Químicos da Baixada Santista, Herbert Passos Filho; o diretor executivo da Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA), David Roquetti Filho; e o representante da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM), Luiz Shizuo Harayashiki.

Passos Filho explica que enxerga no Inova-RMBS uma grande oportunidade para a Baixada Santista voltar a crescer. “Este encontro em Cubatão vai enxergar o setor químico. Vamos procurar ver quais as demandas e dificuldades para juntos desatarmos os nós do desenvolvimento da região e claro, de Cubatão, onde as indústrias e empregos também têm como crescer. A sociedade cubatense, dentro da região metropolitana, tem como crescer. E é nesta reunião que vamos discutir como fazer isto. É importante a participação de todos para falarmos do nosso futuro”.

Já Harayashiki  destaca o papel na indústria química para alavancar a economia. “Temos congregado toda a indústria química de base, que produz a matéria-prima. Tudo é química. Nossos sócios são as empresas que fornecem a matéria-prima e uma das cidades que é o foco produtor é Cubatão. Países com economia forte tem uma indústria química. Os países com os seis maiores PIBs do mundo têm a indústria química montante e jusante, desde as matérias-primas até seus produtos finais, alavancando sua economia. Hoje o Brasil é o sexto maior produtor químico mundial. São cerca de 2 milhões de empregos diretos e indiretos. É uma industria de capital intensivo que emprega mão de obra qualificada e consequentemente profissionais com salários maiores”

Construção civil e, logística e transportes foram temas já abordados por especialistas e técnicos em reuniões temáticas realizadas em Praia Grande e Guarujá, respectivamente.

Inova RMBS – Lançado oficialmente no dia 20 de agosto de 2019, o Inova Região Metropolitana da Baixada Santista foi concebido da união de representantes de diversos segmentos incomodados com a estagnação e retração do desenvolvimento econômico regional.

Movimento suprapartidário, o Inova RMBS está calcado em cinco pilares que serão trabalhados de forma conjunta em busca da mudança do cenário da Baixada Santista. São eles: o setor de ensino superior e técnico, sindicatos patronais e dos trabalhadores, empresários, sociedade civil organizada e a classe política. Na primeira etapa o setor acadêmico desenvolve ampla pesquisa, com identificação sistêmica, mapeamento e análise do ambiente metropolitano e dos setores intervenientes para o desenvolvimento regional.

Um levantamento das demandas do setor está sendo feito com o respaldo de diversas instituições de ensino superior, empresários, sindicatos e entidades da sociedade civil, além da classe política.

Os encontros são abertos ao público e os interessados em participar podem se inscrever pelo WhatsApp 55 13 99176-9879, enviando mensagem com a palavra CADASTRO.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*