Cássio Navarro apresenta Projeto que incentiva a prevenção de doenças da retina

O deputado Cássio Navarro apresentou um Projeto de Lei que institui o “Setembro Branco”, mês de prevenção às doenças da retina, no calendário oficial do Estado de São Paulo. O objetivo é que o Governo estadual promova campanhas de prevenção e conscientização de doenças da visão, em parceria com as prefeituras, Instituições de Ensino e Organizações Não Governamentais, beneficiando, assim, todos os municípios do Estado.

O Projeto de Lei nº 300/2018 determina que, anualmente, no mês de setembro, sejam promovidas ações educativas relacionadas à prevenção de doenças da retina. “É importante que a rede pública de saúde participe de ações de conscientização sobre problemas da visão. O objetivo é que haja uma ampla divulgação da importância do cuidado com a visão, para prevenção e tratamento continuado das doenças que, por falta de cuidado adequado, podem resultar na perda total da visão do indivíduo”, afirmou.

Cássio Navarro destaca que o mês de setembro foi escolhido por ser o mês em que é celebrado o Dia Mundial da Retina, e a cor branca por ser ela a junção de todas as cores. “A destinação de um mês para chamar atenção de todos sobre a importância da prevenção de doenças, como “Outubro Rosa”, “Novembro Azul”, etc., tem resultado em uma maior conscientização da população a respeito de cuidados preventivos”.

Após aprovada, a Rede de Saúde terá que disponibilizar material informativo acerca dos sintomas indicativos de doenças da retina, para possibilitar um diagnóstico precoce. A rede também poderá promover debates e outros eventos, para o estudo e a formulação de políticas públicas de atenção aos portadores de doenças da retina, divulgar os tratamentos existentes e difundir os avanços obtidos com pesquisas relacionadas às doenças da retina.

Para a elaboração do Projeto, o parlamentar consultou especialistas do assunto no Estado. Em abril ele visitou a clínica de oftalmologia do professor Dr. Suel Abujamra e também conversou com o médico Maurício Maia. “Além do contato que tive com pessoas que perderam a visão, fiz questão de conversar com especialistas para embasar o Projeto de Lei. Cheguei à conclusão de que o diagnóstico precoce faz a diferença, quanto antes for feita a detecção e a intervenção médica, para reverter o quadro, menores serão os danos causados à visão. Espero que todos entendam a importância e aprovem este Projeto de Lei, sem dúvidas, esta será a Lei da conscientização e prevenção de problemas da visão, especialmente as doenças da retina”, mencionou.

Na justificativa, o PL afirma que, ao se estabelecer um mês específico no calendário de ações da saúde para a realização de diversas atividades de conscientização da população, o Estado estará garantindo um combate sistemático a essas patologias, de maneira eficaz.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*