Betinho luta por saúde mais humanizada

Contribuir para tornar o atendimento na Saúde mais humanizado é uma das prioridades do vereador Roberto Andrade. Ele é autor de um projeto de lei – já aprovado – que institui o programa de humanização do atendimento nas unidades de saúde pública, prevendo a realização de diversas medidas.

Denominado Humanização Para Todos, o programa tem como objetivo estabelecer diretrizes para a implantação, valorização e avaliação de iniciativas de humanização nos hospitais, pronto socorros, unidades básicas de saúde, unidades de saúde da família, dentre outras ligadas à Secretaria Municipal de Saúde Pública de Praia Grande.

Dentre vários itens, o projeto 1.702/13 determina a realização de treinamento aos profissionais dessa área e sua conscientização quanto à necessidade de um atendimento mais digno, humanizado e de qualidade. “Essa mudança deve alterar o modo como usuários e trabalhadores da área da saúde interagem entre eles. O objetivo é fornecer um melhor atendimento dos beneficiários e também melhores condições para os trabalhadores da área”, afirma Betinho.

A proposta determina a criação de Comissões de Humanização (CH) em todas as unidades de saúde, que deverão contribuir para melhorar as relações entre direção da unidade de saúde pública, profissionais, usuários e familiares. As CHs deverão prestar atendimento de orientação aos familiares dos pacientes, disponibilizar local adequado para que os familiares sejam acolhidos e orientados e instituir mecanismos que permitam aos pacientes e parentes saberem por quais profissionais de saúde estão sendo atendidos. Também devem instituir mecanismos para avaliação de risco e agilidade como forma de reduzir filas e implantar brinquedoteca para recreação de crianças internadas ou mantidas em observação médica. Para Betinho, “humanizar a saúde significa que as mentalidades dos indivíduos vão sofrer mudanças positivas, criando novos profissionais mais capacitados que vão melhorar o sistema de saúde”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*