Banha faz representação ao Ministério Público para melhor controle sanitário de navios no Porto

A ineficiência da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no controle de doenças transmissíveis no Porto de Santos junto a embarcações oriundas do Exterior, em especial navios de cruzeiros que transportam milhares de passageiros, preocupa o Vereador Antonio Carlos Banha Joaquim, que ingressou com uma reclamação junto ao Ministério Público Federal.

A preocupação surge face a possível infecção de caso de sarampo no navio MSC Fantasia, repercutida por órgãos da imprensa local. O assunto também foi motivo de pronunciamento do parlamentar durante a sessão plenária  nesta segunda-feira (26), na Câmara Municipal.

No documento enviado ao MPF, Banha enfatiza que a fragilidade de nossa barreira possa acarretar calamidade em nossa cidade, porque um navio que transporta mais de seis mil pessoas (entre passageiros e tripulantes), a atracação no Porto, sem a contenção sanitária necessária pode causar o caos, em termos de contaminação de moléstias, haja vista que a Cidade não tem espaços vagos nos leitos hospitalares, nem medicamentos em estoque, muito menos profissionais de saúde suficiente para atender a todos se houver um surto.

Do ponto de vista sanitário sabemos que toda a embarcação oriunda de nação endêmica ou com pessoa suspeita de alguma doença transmissível, se faz necessária a fiscalização e a inspeção do navio e tripulantes antes da embarcarção atracar no costado do Porto”, explica o emedebista.

Banha quer que a Cidade e as autoridades não esperem o pior para depois remediar. “Santos tem que estar à frente dos fatos e sempre preparada para uma situação de emergência”, sustenta o Vereador.

E completa; “Por tudo isso, em defesa do povo santista, só nos resta recorrer ao Ministério Público, órgão autônomo, defensor dos interesses coletivos, para que, fazendo uso de suas atribuições legais, tome as medidas judiciais cabíveis para investigar a fundo e prevenir o pior”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*