Baixada Santista registra 21 acidentes com vítimas para cada fatalidade no trânsito

Dados são de nova plataforma do Infosiga SP, que passa a divulgar também estatísticas sobre ocorrências não fatais. Em agosto, houve 13 óbitos causados por acidentes de trânsito na região, queda de -28%

O Governo de São Paulo lança a nova plataforma do Infosiga SP, sistema de dados gerenciado pelo programa Respeito à Vida. Além de estatísticas sobre vítimas fatais de trânsito, a partir de agora é possível obter informações sobre acidentes com vítimas não fatais em ruas e rodovias de todo o Estado. Segundo os dados do Infosiga SP para a região de Santos, para cada acidente fatal há 21 ocorrências com feridos. A média do Estado é de 27 acidentes para cada óbito. Em agosto, foram registradas 13 fatalidades causadas por acidentes na região, queda de -28% na comparação com o ano passado (18 fatalidades).

“São Paulo mais uma vez inova e é o primeiro Estado do Brasil a publicar mensalmente estatísticas sobre acidentes. Informações fundamentais para a elaboração de projetos realmente eficazes para prevenção e combate à violência no trânsito”, destaca o Vice-Governador e Secretário de Governo, Rodrigo Garcia. A nova plataforma é uma das iniciativas do Governo de São Paulo para Semana Nacional do Trânsito, período que promoverá mil ações de conscientização e fiscalização.

Os dados sobre acidentes já eram utilizados por 304 cidades parceiras do programa Respeito à Vida. As informações geraram mais de 8,5 mil intervenções para mitigar acidentes em pontos considerados críticos. Agora, as estatísticas são abertas à população com atualização mensal por meio da plataforma do Infosiga SP disponível no site www.respeitoavida.sp.gov.br. No Infomapa, sistema que traz a geolocalização das ocorrências, também é possível acessar mapas com “manchas de calor” que apontam os locais com maior concentração de acidentes e fatalidades.

A chamada base de acidentes do Infosiga SP contempla as casos desde janeiro deste ano e tem como foco dados sobre as ocorrências, que podem ter mais de um veículo ou vítima envolvidos. Já os dados sobre óbitos da ferramenta abrigam principalmente informações sobre as vítimas dos acidentes, com a contabilização de uma ocorrência a cada fatalidade.

Atualmente, 304 cidades são parceiras do programa e R$ 200 milhões em recursos provenientes de multas do Detran.SP beneficiam 96% da população.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*