Autistas terão carteira de identificação em Santos

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi celebrado em Santos com a assinatura do decreto que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência. O evento foi realizado em abril no Paço Municipal.A partir de agora, portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e pessoas com necessidades especiais poderão obter o documento através do espaço da Prefeitura localizado no Poupatempo.

A criação das novas carteiras de identificação teve como ponto de partida uma conversa entre o vereador Bruno Orlandi e o Grupo Acolhe Autismo, um coletivo formado por mães e familiares de pacientes diagnosticados com TEA.

“A carteira de identificação é como um marco, pois agora poderei estar com minha filha em uma fila de prioridade no mercado e, em caso de dúvidas ou de olhares reprovadores, apresentarei a carteira para esclarecer e, assim, tentar conscientizar que nem toda deficiência é visível”, comemora Karina de Oliveira Lopes, mãe da Isabela, de 5 anos, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista.

“Não há nada visual que os identifique, então apresentando a carteirinha, ficará tudo mais tranquilo”, acredita Jane Faerman de Oliveira, avó da Beatriz, também diagnosticada com autismo.

“Já estava na hora de dar às pessoas com deficiência a possibilidade de usufruir tranquilamente dos seus direitos”, afirma o vereador Bruno Orlandi, interlocutor do pedido junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. “Nem todas as deficiências são facilmente identificáveis, por isso a necessidade da carteirinha para comprovar essa condição e evitar olhares de reprovação”, explica o parlamentar.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*