Praça da República será revitalizada

A Praça da República, no Centro Histórico de Santos, vai ter os passeios nivelados e padronizados, rampas de acessibilidade, pisos táteis de alerta e direcionais, e redistribuição de bancos e lixeiras. Tudo para assegurar caminhos acessíveis. A primeira etapa da licitação para a obra foi concluída pela Prefeitura e cinco empresas estão classificadas.

O processo licitatório avança agora para a fase de habilitação, quando serão analisados os envelopes com os documentos, para comprovar se as empresas estão aptas legalmente a executar o serviço. As cinco empresas classificadas foram a Inaplan Planejamento e Construções, Spalla Engenharia, Construtora Interiorana, Pavisan Construções e MR Construtora, nesta ordem.

A obra, orçada em R$ 652 mil, deve começar ainda este ano, após o término da licitação, assinatura do contrato e emissão da ordem de serviço; com prazo de entrega de quatro meses. Será gerenciada pela pasta de Infraestrutura e Edificações e terá recursos de convênio com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur)

O projeto para a Praça da República resgata a importância dos 5 mil m², realçando sua porção central, em frente ao prédio da Alfândega (1934) e que ostenta o monumento em homenagem a Braz Cubas, primeiro implantado na Cidade, em 1908. A estátua receberá serviços de conservação.

A intervenção vai promover também a transferência dos serviços para os setores laterais da praça: estacionamentos para automóveis e motos, paraciclos, unidade do Bike Santos, ponto de táxi e nova plataforma de embarque e desembarque acessível para ônibus municipais. O núcleo central do espaço será preservado para deslocamento, descanso e contemplação.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*